Numa chuvosa tarde de janeiro/2012, resolvemos fazer um programa cultural. Fomos ao Planetário.
Antes de entrarmos ao prédio do Planetário, já dentro dos seus portões, vemos grafado ao chão as Constelações e ao lado, o correspondente nos signos do zodíaco.
Há muitos experimentos interativos em que explicam vários fenômenos naturais, como mudanças das estações do ano, mudanças das marés, o surgimento e desaparecimento das estrelas.
Além disso, há os planetas do Sistema Solar representados e expostos no meio do Planetário.
E muitas explicações das condições astronômicas para o surgimento da vida no Universo, do buraco negro, do eclipse.
Uma parte que chamou atenção foi a Nave Escola, que tem formato de uma nave espacial. Ao entrar, você tem a impressão de estar numa nave, pois tem controles, cabines e até uma cadeira em frente a um imenso painel, simulando uma viagem no espaço. Uma voz explica o destino percorrido e as circunstâncias pelo qual a nave passa.
Ainda dentro da nave, há simuladores de um mesmo peso em todos os planetas, em alguns planetas o peso é levinho e em outros, é super pesado. Há explicação de cosmologia e até um traje espacial para que o visitante possa tirar foto.
o Planetario tambem conta com um "cinema" chamado de cúpula, onde passam filmes explicativos. mas só tem sessões aos sábados, domingos e feriados.
"As sessões de cúpula são realizadas graças a um planetário óptico de última geração. O visitante, acomodado em confortáveis poltronas reclinadas, assiste a esta projeção na Cúpula Carl Sagan, onde experimenta a sensação de estar imerso no espaço."
É uma visita agradável e que incentiva o conhecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário