24 de out. de 2012

Chocolate: variedade e abundância em Gramado


     O clima frio de gramado, e a decoração européia combinam muito com uma iguaria famosa e amplamente fabricada por lá: o chocolate artesanal.

     Há muitas fábricas e lojas de chocolate em Gramado, como a Lugano, a Florybal, Caracol, Planalto, entre outros. A maioria está espalhada pelas avenidas Borges de Medeiros e Avenida das Hortênsias, nesta última é onde ficam a maior parte das lojas temáticas. A qualidade do chocolate não difere muito entre as lojas, nem os preços.
Algumas fábricas  ficam abertas a visitação do público, outras possuem museu interativo e todas têm diversas opções de chocolate para se deliciar e presentear as pessoas queridas.  Como ao leite, branco, diet, meio amargo, com recheios variados (cereja, crocante, coco, damasco, menta, etc),  e em formas diferentes: barrinha, bombom, trufa, até em formato da estatueta Kikito (em referência ao festival de cinema de Gramado). Ah, também há chocolate com emblema dos times de futebol Grêmio e Internacional, times dos corações dos gaúchos (para acirrar ainda mais a rivalidade existente). 



   Nós fomos a algumas fábricas e entramos em muitas das lojas de chocolate. A primeira fomos por causa de um pacote que nos levaria para conhecer os atrativos turísticos de Canela, e neste estava incluso a visita a Loja Temático do Chocolate Lugano.
 À primeira vista, a decoração encanta aos olhos, fomos caminhando ao final de um corredor para assistirmos ao vídeo explicativo sobre elaboração do chocolate e passeamos pela fábrica. Como era fim de semana, não havia funcionários na fábrica de chocolate naquele momento, infelizmente. Em anexo a fábrica existe uma loja onde você pode comprar os chocolates feitos pela mesma.



Fomos tambem a algumas fábricas e lojas que ficam na Avenida das hortencias, como o reino do chocolate CARACOL, que é praticamente um museu que conta a história do chocolate, tendo em anexo a fábrica de um lado e uma loja do outro, e bem interessante ver como os colonizadores descobriram o chocolate, e como ele se tornou uma iguaria apreciada no mundo todo.


      Na avenida das hortencias existem ainda há mais algumas fábricas menores, e muitas lojas, a maioria tematizada para atrair a criançada, uma  tinha atá um grande dragão ao lado da porta, outra tinha um castelo para as crianças brincarem, com até um dinossauro.
Foi muito divertido fazer uma caminhada pela Av. das Hortencias, entrando em todas as lojas e fábricas, comprando nem que fosse um bombom em cada uma das lojas. No fim do dia, tínhamos caminhado um bocado e minha mochila estava super cheia de chocolate, a maratona do chocolate foi cansativa, mas super divertida e com guloseimas até não poder mais!!!


Museu do Perfume + Mundo Encantado

   A Avenida das Hortensias é uma enorme avenida que liga Gramado a Canela, nela você encontra vários restaurantes e pontos turísticos. Nós tiramos um dia para caminhar pela avenida de um lado ao outro, visitando todos os pontos turísticos, mas são tantos que não deu tempo e tivemos que voltar no dia seguinte para terminar.

   No primeiro dia, nós seguimos o caminho indo de Gramado para canela, visitamos o Museu do Perfume , o Mundo Encantado, o museu medieval(que ja foi comentado em outra postagem), e várias lojas/ fábricas de chocolate (que vou comentar em outra postagem). Depois de caminhar tudo isso e ver tanta coisa, nós decidimos por voltar para o hotel e ver os museus do carro, da harley, e de cera, em outro dia.


    O museu do perfume Fragram é basicamente uma loja de perfumes, que procura estender o ato de escolher e comprar um perfume, juntando um pouco de história, cultura, e curiosidades.
Nos fundos da loja, você pode ver uma sala de projeção, ornamentada com itens de laboratório de perfumaria, onde é passado um vídeo explicativo de como são feitos os diversos tipos de perfumes, como as essências são extraídas de flores, folhas, cascas, e outros materiais. O vídeo é bem interessante.

 
   Depois de assistir ao vídeo, nos demos uma olhada nas prateleiras com as ferramentas usadas para fazer perfumes, essências, panelas de destilação, entre outras coisas que eu não sei o nome. No meio da exposição, você pode ver 2 quadros muito interessantes, com vários desenhos para você escolher o que mais lhe agradava e de acordo com o desenho a legenda dava uma breve descrição sobre a sua personalidade e indicava 2 de 6 tipos de perfumes diferentes.  O que foi muito interessante, pois eu sou muito chato pra escolher perfume e o quadro me indicava exatamente os que eu gostei.
 


   O Mundo encantado é um museu com miniaturas que contam como se deu a colonização em Gramado, tem vários cenários com miniaturas animadas. É interessante ver, mas o valor da entrada é caro para o que é, eu nao aconselho a ir, talvez as crianças gostem, mas para nós foi chato e caro d+. ($$)




2 de out. de 2012

Mini Mundo - Gramado

  Numa tarde em Gramado resolvemos ir ver o Mini Mundo, um lugar onde se pode caminhar por pequenas trilhas rodeadas com as inúmeras miniaturas de construções originárias da Alemanha. Alguns casarões e castelos, você também verá um complexo de miniaturas ferroviárias, com alguns trens (pra quem curte ferrorama / miniaturas de trem) que circulam pelo parque, passando por pontes e túneis, inclusive pode ver o porto de Porto Alegre e, até mesmo, a miniatura do aeroporto de Bariloche.

   O Mini Mundo é uma das poucas atrações de Gramado que não fica na Avenida das Hortênsias, mas não é difícil de encontrar, fica bem próximo ao centro, e pra gente era só atravessar a rua da pousada que estávamos hospedados ( Pousada Águia Branca).

  Todas as miniaturas são feitas em escala 1/24, com uma enorme riqueza de detalhes, e alguns são tão grandes que fica difícil de imaginar qual o tamanho da construção real.


   Paga-se um valor simbólico ($) pelo ingresso e logo na entrada há bonecos e cenários encantadores, com temática infantil. Aliás, há um espaço na parte superior, que é bem colorido e uma mini casa para as crianças se divertirem.




Parque dos Buritis & Museu de Arte Contemporânea - Goiânia





  O Parque (Bosque) dos Buritis está localizado no coração da cidade e é considerado o mais antigo patrimônio paisagístico de Goiânia. É um lugar que transmite paz e tranquilidade.

  Trata-se de uma enorme área verde, contendo 3 lagos, um museu com estruturas artísticas externas, monumentos e espaço para fazer caminhadas, trilhas, yoga (chamado de espaço alternativo), apreciar a variedade de árvores e plantas existentes no local. 

  Ainda, há duas obras em destaque, o Monumento à Paz, que simboliza a imigração provenientes de vários países. 
 
  E um chafariz que jorra água com tal intensidade que chega a atingir cinqüenta metros de altura, considerado o Maior Jato D'água da América do Sul (foto ao lado).

  O bosque dos buritis é um dos lugares mais legais de se visitar em Goiânia.